Anotações sobre Comunicação, Pesquisa e Tomada de Decisão

Kalipod é nosso Podcast: Para ouvir esse artigo como um episódio de Podcast no Spotify, clique aqui.

Considere apoiar esse blog doando a partir de R$1,00 no Pix aqui: https://livepix.gg/ijooh

Parte 1: Comunicação Persuasiva

Escrever para persuadir, como em cartas persuasivas ou de vendas, tem como objetivo vender um produto ou algum outro tipo de ação.

Uma carta persuasiva deve seguir vários princípios:

  1. A primeira frase deve conseguir chamar a atenção e gerar boa vontade.

  2. A primeira frase deve ser interessante.

  3. Deve fornecer evidências.

  4. Deve terminar incentivando a ação por parte do leitor, especialmente quando a ação é favorável ao escritor.

Estratégia e Estrutura:

  • Faça um brainstorm colocando-se no lugar da pessoa que está lendo a carta.

  • Um "esboço indutor" (procedimento de vendas de Sherwin Cody): Este procedimento fornece uma estrutura clara para a persuasão:

  • a: Chamar a atenção do prospecto.

  • b: Apresentar o produto e despertar o interesse por ele.

  • c: Apresentar evidências convincentes.

  • d: Incentivar a ação.

  • Introduza o ponto central de venda na primeira imagem (ou parágrafo).

  • Toda escrita com propósito visa afetar o comportamento do leitor e fazer com que a informação mude esse comportamento.

Parte 2: Os Elementos de uma Mensagem

Uma mensagem é composta por vários elementos-chave:

  1. Os meios de atrair a atenção para a mensagem (e mantê-la).

  2. Apelos às emoções do leitor (por exemplo, necessidades básicas, sentimentos sociais e atitudes).

  3. Descrição dos bens e preços oferecidos (pode ser física, emotiva ou combinada).

  4. Várias formas de evidência (por exemplo, fatos, opiniões).

  5. Raciocínio lógico (por exemplo, indutivo, dedutivo, analogia, causal).

  6. Estímulos para a ação (declare claramente o que você quer que o leitor faça).

Parte 3: Bons Métodos de Pesquisa (6 Passos para a Construção de Sentido)

Bons métodos de pesquisa e lógica devem refletir um bom pensamento. Esse processo pode ser dividido em seis etapas:

  1. Uma Necessidade Sentida: Esta é a ocorrência de alguma dificuldade sentida. Pode ser uma dificuldade em adaptar meios a um fim desejado, um problema em identificar o caráter de um objeto ou a necessidade de explicar um evento inesperado.

  2. O Problema: Uma vez que se está ciente de uma questão ou dificuldade, o próximo passo é defini-la em termos de uma declaração de problema.

  3. A Hipótese: O terceiro passo é declarar uma possível solução para o problema. Essa solução pode ser baseada em um palpite, uma suposição, uma inferência ou uma teoria.

  4. Coleta de Dados como Evidência: O quarto passo é a coleta de dados, informações ou evidências para comprovar as implicações da hipótese.

  5. Crença Conclusiva: Com base nas evidências, a hipótese é corroborada ou rejeitada. Uma crença conclusiva é então formulada através da análise experimental da hipótese.

  6. Valor Geral da Conclusão: Após uma solução ter se mostrado funcional, há um "olhar para frente" mental. O propósito geral desta etapa é avaliar a nova solução à luz de necessidades futuras. Esta é a resposta à pergunta "e daí?" (so what?) que é frequentemente pausada ao final de muitos esforços de pesquisa.

Parte 4: Tomada de Decisão e Design

Finalmente, a informação é reunida para controlar e facilitar a tomada de decisão.

Tomada de Decisão

  • A = \{todas as ações disponíveis A_1, A_2, A_3\}

  • O Princípio Minimax: Para cada ação possível, o tomador de decisão encontra a perda máxima e, em seguida, escolhe a ação com o valor de perda mínimo. O tomador de decisão também pode incorporar sua psicologia na distribuição de valor.

Notas sobre Design

  • (De McGraw-Hill, Projeto de Engenharia Mecânica)

  • Projetar (design) é formular um plano para a satisfação de uma necessidade humana.

  • Pessoas sensíveis são mais criativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque estou em São Paulo?

Por que estou construindo uma civilização com PDFs, power banks e minha voz